Saiba tudo sobre a Guerra Civil
Conheça uma das mais importantes sagas da Marvel Comics, recheada de ação e adrenalina.
A Guerra Civil, escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven, foi publicada em sete partes entre os anos 2006/2007, além de se espalhar por quase todas as revistas Marvel no período. O evento ocorre após as sagas Vingadores: A Queda, Guerra Secreta e Dinastia M.
Início
Um grupo chamado Novos Guerreiros tenta ganhar audiência para seu reality show enfrentando vilões. Eles vão atrás de quatro fugitivos da rebelião ocorrida na Balsa (Impiedosa, Homem de Cobalto, Speedfreek e Nitro). Um deles foge e quase escapa, mas é pego por Namorita perto de uma escola.
O que não esperavam era a enorme explosão causada por Nitro, aonde centenas de pessoas morrem, incluindo os Novos Guerreiros, o produtor e o câmera do programa e dezenas de crianças que estavam na escola ao lado. Apenas Speedball, dos Novos Guerreiros, sobreviveu, graças aos seus poderes.
Após esse desastre, os Vingadores, X-Men e o Quarteto Fantástico e todos os super-humanos se juntaram para ajudar no salvamento. Um importante assunto foi de novo levado as pressas ao Congresso Nacional Norte-Americano: A Lei de Registro de Super-Humanos.
O Ato de Registro
Foi criada uma lei em que todo super-humano deveria se registrar para servir ao país como uma espécie de super policial, tendo treinamento apropriado para evitar desastres parecidos ao ocorrido em Stamford e também ganhariam vários benefícios pois seriam remunerados. A lei também ordenava que os super-humanos revelassem suas identidades secretas e todos que não se registrassem seriam tidos como rebeldes fugitivos sendo presos até que escolhessem assinar o ato.
O Lado de Tony Stark
Após ser agredido numa missa em homenagem as vítimas pela mãe de uma criança que estava na escola de Stamford, Tony Stark viu que agora, mais do que nunca, ele deveria apoiar a iminente lei.
Stark vai ao congresso para votar a favor do ato e se dispõe a estar liderando o pró-registro sabendo que todo o peso das mortes e responsabilidades irão cair em suas costas. Stark da início a uma prisão feita para os rebeldes em um lugar chamado de Zona Negativa, onde é necessário um portal para ter acesso porém começa a recrutar vilões em seu lado para ter vantagem em quantidade sobre o "time" do Capitão América. Com a ajuda de Reed Richard, constrói um andróide semelhante ao deus Thor que por falha em sua programação acaba matando um herói chamado Golias e assim dando motivos para outros heróis irem para o lado do Capitão América.
O Lado do Capitão América
Logo após o ato de registro começar, Steve sente que isso será uma violação nos direitos e princípios dos super-humanos como cidadãos americanos. Ter sua identidade secreta revelada é algo totalmente perigoso pois colocará não só a vida do herói em risco como todos os que estão ao seu redor tornando alvos fáceis para os vilões. Ao negar o ato de registro torna-se um fugitivo tendo que passar boa parte da saga se escondendo e recrutando outros também tidos como rebeldes. Ao descobrir que Stark está prendendo velhos amigos em um lugar que não merecem estar Steve faz de tudo para libertá-los.
Nenhum comentário